BRASIL FASHION 2016 – SENAI COM ALEXANDRE HERCHCOVITCH
O SENAI CETIQT apresenta no dia 13 de agosto o SENAI Brasil Fashion no Estúdios Quanta, em São Paulo. No evento nove alunos de moda do SENAI desfilam suas coleções. Os novos talentos foram selecionados por representantes da instituição e pelo time de renomados estilistas, como Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga. São eles: Willane Filho (SENAI-MA), Natália Costa (SENAI-MG), Tiago Silva (SENAI-PA), Laís Alves (SENAI-PB), Amanda Castro (SENAI-PR), Jéssica Cerejeira (SENAI-RN), Sabrina Bublitz (SENAI-SC), André Fortes (SENAI-SP) e Michel Cardoso (SENAI CETIQT).
Com a presença dos coaches, técnicos e professores do SENAI e dos alunos, o primeiro encontro aconteceu no último dia 10 na Unidade Riachuelo e abordou o tema “Criatividade à brasileira”.
O processo de desenvolvimento do projeto SENAI Brasil Fashion, tem como proposta contínua o engrandecimento da Cadeia de Valor Têxtil e de Confecções e também fortalecer a REDE SENAI e a competitividade da Indústria Têxtil e de Confecção, contando com a participação dos Departamentos Regionais do SENAI.
Sobre o projeto
A primeira edição aconteceu em setembro de 2014, onde nove jovens dos cursos de moda do SENAI foram escolhidos por representantes da instituição e pelos estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga. Os selecionados foram Ana Carla Luz (CE); Caio Nascimbene (MG); Carola Santini (MG); Danilo Araujo (MG); Gustavo Carvalho (RJ); Isadora Guercovich (SC); Jorge Feitosa (PE); Thiago Schynider (RJ) e Victor Kayser (RS). Os critérios avaliados foram portfólio, desenhos autorais, criatividade e potencial para ser um futuro grande estilista.
Sob orientação dos curadores e dos profissionais Jackson Araújo (estilista), Andrea Bisker (diretora geral da WGSN) e Karlla Girotto (consultora de moda), o grupo recebeu orientações sobre todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção – desde o conceito criativo até a confecção das roupas, passando pela concepção da trilha sonora do desfile, escolha do styling e definição da maquiagem e cabelo.
As mini coleções foram desenvolvidas sob o tema “Escolhas que Emocionam”, um convite para que os jovens olhassem para seu universo interior e trouxessem à tona a personalidade que representa suas criações.
“O desfile é a apoteose do estilista. Queremos que os alunos tenham a experiência completa, que compreende todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção e culmina no momento de apresentá-la para imprensa, empresários e formadores de opinião do mercado da moda”, explica Flávio Sabrá, coordenador do projeto e gerente de Inovação Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT.